quarta-feira, 23 de abril de 2014

Comunicação: O que é? E o que mudou?


Tempos antigos x Tempos Modernos

A comunicação desde a antiguidade, se faz uma relação necessária , e desde aos tempos antigos até os tempos modernos, o homem procurava um meio de se comunicar, através de gestos, gritos,e  também pela arte , que foi uma porta de encontro com o desenvolvimento da comunicação entre os primeiros humanos, como por exemplo, a pintura rupestre que foi descoberta na época pré-histórica.
No século XX, aconteceu o desenvolvimento das técnicas  que gerou estudos mais específicos .
E nos dias atuais, com o desenvolvimento tecnológico, podemos associar vários meios de comunicar-se, sendo eles, por meio de uma escrita , de conteúdos audiovisuais, e  da  multimídia.
Devido a toda mudança das estruturas da comunicação, a humanidade passou a viver de uma forma nova, onde muitas coisas deixou de ser um obstáculo para a  comunicação entre os seres humanos.
 Algumas formas de comunicações que naquela época eram inexistentes e ate imagináveis, se tornaram algo meramente presente em nosso cotidiano.  Como por exemplo, a facilidade de se comunicar com alguém a longa distancia, por meios de um dispositivo móvel, a qual te disponibiliza não somente de falar com outras pessoas, mas também de escutar musicas , registrar momentos ; através de fotos, videos, reunidos com mil e uma utilidades de comunicação em um só lugar. No entanto, essa facilidade pode se tornar algo crucial em um relacionamento entre as pessoas, levando para longe as que estão perto, e trazendo para perto as que estão longe.
A comunicação é um corpo de ideias organizado, sendo seus componentes , o emissor, o receptor, e a mensagem a quem sera direcionada. Ela é dominante em várias situações do nosso dia-a-dia , e muitas vezes age de forma inconsciente,   e  pela sua grande influência em nosso meio, a comunicação acaba se tornando uma formadora de opinião,capaz de criar entendimentos compartilhados. Atribuindo significados, conceitos, alimentando crenças, valores , hábitos, virtudes. A comunicação sempre estará nos condicionando a mudar.

E chegando ao final deste meu pensamento, e não tirando a minha verdadeira identidade, deixo a disposição de todos os receptores , um lembrete  de estrema importância para ser um bom comunicólogo.
 “A boca fala daquilo que o coração está cheio”. (Mt 15,18).

 Sua voz é a forma mais natural da comunicação, ela pode construir , ou destruir uma ideia, exercendo influências positivas e negativas na vida das pessoas. 
    Você tem um poder em suas mãos, use este poder corretamente.

"Seja sereno e reflita antes de  tornar assimilável uma comunicação."